A Anvisa lançou um alerta massivo nesta segunda-feira (7) ao determinar o recolhimento imediato de diversos produtos alimentícios no país, impondo uma medida extrema contra o azeite extravirgem da marca Vale dos Vinhedos, proibindo sua fabricação, importação, venda e propaganda devido a graves irregularidades sanitárias. O produto, de origem misteriosa, falhou nos testes físico-químicos e apresentou falhas graves na rotulagem, colocando a saúde dos consumidores em risco.

Além do azeite, a agência ordenou o recall do lote 09437-181 da polpa de morango da marca De Marchi, com validade até 1º de novembro de 2026, após a descoberta chocante de “matérias estranhas”, segundo laudo do Laboratório Central de Santa Catarina. Também está fora dos mercados o lote 241023CHI do champignon inteiro em conserva da marca Imperador, que excedeu o limite permitido de dióxido de enxofre, conforme análise realizada pelo Lacen do Distrito Federal.

O molho de alho da marca Qualitá, lote 29, com validade até janeiro de 2026, também foi recolhido por conter excesso da substância química que pode desencadear reações adversas em consumidores especialmente sensíveis. A agência alerta que estes procedimentos são essenciais para evitar riscos à saúde pública e recomenda que os consumidores que adquiriram os itens suspensos parem imediatamente o uso e entrem em contato com os fabricantes para resgate ou esclarecimentos.