Davi Santa Rosa Medeiros, jovem talento de 17 anos do Ensino Médio do IFBA, em Feira de Santana, acaba de ser reconhecido em nível nacional com o Prêmio de Destaque em Iniciação Científica do CNPq. Bolsista de Astronomia da UEFS, ele conquistou o troféu na categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior graças ao projeto inovador “Estudo Espectroscópico da Galáxia Peculiar AM 0212-412”, desenvolvido sob a orientação do professor Paulo Pope.

Em entrevista exclusiva, Davi revelou sua trajetória inspiradora: “Sempre sonhei em estudar Astronomia e já tinha ganhado cinco medalhas na Olimpíada Brasileira antes de ser bolsista. A professora Silvia Carla do IFBA me apresentou ao professor Paulo, que submeteu o projeto que me tornou bolsista. Antes, eu atuava como voluntário, mas agora com bolsa, tudo mudou. Quando ganhei, foi surpresa, fiquei ansioso e muito feliz”.

Com um histórico acadêmico que passa por colégios renomados de Feira de Santana e uma aprovação no Ensino Médio integrado ao técnico em Eletrotécnica do IFBA, Davi agora planeja seguir firme nos estudos para se consolidar como pesquisador. A premiação do CNPq é acompanhada de R$ 5 mil em dinheiro, bolsa para iniciação científica universitária e custeio da viagem para recebê-la pessoalmente.

Sua pesquisa estuda a galáxia AM 0212-412 através da espectroscopia, técnica que analisa a luz emitida pelos gases da galáxia para desvendar seus mistérios. “A galáxia emite luz por causa do aquecimento dos gases. Com um espectrógrafo, é possível dispersar essa luz em seus comprimentos de onda e entender melhor o que está acontecendo ali”, explicou Davi, que promete ainda mais conquistas no futuro.