Salvador será o palco da RoboCup 2025, considerada a maior competição internacional de robótica e inteligência artificial do planeta. Entre os dias 15 e 21 de julho, o Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio, vai receber mais de 3 mil competidores de 42 países e deve atrair um público estimado em 150 mil pessoas para a capital baiana.

O evento, que oferece entrada gratuita para o público entre os dias 17 e 20, vai muito além das disputas entre robôs. A programação inclui simpósios, workshops, oficinas e capacitações voltadas especialmente a professores da rede pública, promovendo o intercâmbio de conhecimento e incentivando a educação científica. As competições englobam categorias como Soccer, Rescue, @Home, Industrial, Junior e a estreante Flying Robots, com desafios inéditos focados em drones autônomos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.

A realização da RoboCup em Salvador foi impulsionada por uma articulação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), em conjunto com a RoboCup Brasil. A reputação da capital baiana foi firmada em 2023, quando sediou com sucesso a etapa nacional da competição, garantindo reconhecimento internacional.

O secretário de Inovação e Tecnologia de Salvador, Alberto Braga, ressalta que o evento vai além da tecnologia ao posicionar a cidade no cenário global da ciência e inovação. “A RoboCup destaca Salvador como um polo de inovação e tecnologia, despertando vocações científicas entre jovens, além de fortalecer a economia local e o turismo de negócios”, afirmou.