Nesta segunda-feira (7), o PT Bahia confirmou o nome de Tássio Brito como seu novo presidente, com impressionantes 73% dos votos no Processo de Eleição Direta (PED), que movimentou o partido por todo o Brasil no último domingo (6). A apuração se encerrou às 20 horas e oficializou a vitória do dirigente, que substituirá Éden Valadares em setembro, encerrando o ciclo de seis anos do atual comando da legenda na Bahia. A Executiva Estadual, no dia 11 de julho, divulgará os detalhes da contabilização das chapas ao Diretório Estadual, reforçando a transparência do processo.

Em evento realizado na sede do PT, Tássio agradeceu a todas as correntes políticas – que ao todo somaram 10 – à militância, lideranças e movimentos sociais que se uniram em torno de sua candidatura. Ele também reconheceu o apoio do presidente Éden Valadares e do senador Jaques Wagner, pilares fundamentais para a construção da vitória. O anúncio contou ainda com a presença de importantes figuras políticas baianas, entre elas os secretários de Estado Rowenna Brito e Osni Cardoso, bem como os deputados federais Valmir Assunção e Jorge Solla. “Dirigir esse partido, que é o instrumento do sonho dos trabalhadores, é a maior honra da minha vida. Vou me dedicar de dia e de noite para estar perto de cada cidade da Bahia, cumprindo essa missão e reafirmando a importância das reeleições de Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula”, declarou Tássio.

O presidente atual, Éden Valadares, celebrou o recorde histórico de participação – cerca de 40 mil filiados – e elogiou a mobilização sem precedentes que marca o PT baiano. “Que outro partido no Brasil faz esse tipo de processo interno, envolvendo sua base em todo o país? Apenas o PT. Isso só é possível graças à força da nossa militância. Foi um trabalho intenso da nossa Comissão Organizadora Eleitoral e a contagem final do voto comprova que fizemos a maior eleição do PED do PT Bahia”, comentou, parabenizando a todos os envolvidos. Também o secretário de Organização do Diretório Estadual, Osmar Galdino, destacou o empenho da base petista e convocou a continuidade da luta para melhorar a vida dos baianos e brasileiros, reforçando o compromisso com o partido.

Tássio Brito representa a renovação no comando do PT na Bahia. Jovem negro, sua trajetória foi construída no movimento estudantil, com destaque na União Nacional dos Estudantes e ativismo no MST. Ex-dirigente da Juventude do PT e atual dirigente estadual, coordenou campanhas vitoriosas e mantém uma articulação sólida em todas as esferas do partido. Seu perfil une militância de base, experiência política e compromisso com uma Bahia mais justa, apontando para um PT fortalecido, unido e capaz de avançar nas lutas populares.