Com quase 98% dos votos apurados, Tassio Brito foi declarado vencedor da eleição interna do PT Bahia para o mandato 2025-2029, na noite de ontem (07), selando uma vitória histórica e antecipada. Secretário de Finanças do partido e formado em Comunicação pela UESC, Tassio pulverizou seus adversários e encerrou uma disputa tida como acirrada, mas que nas urnas revelou uma ampla superioridade jamais vista. “Esse foi o maior processo eleitoral do partido até hoje e uma vitória com margem expressiva. Parabéns à militância e ao presidente eleito”, celebrou Osmar Galdino, o Jojó, secretário de Organização do PT.

Para Tassio, o momento é de grande emoção e responsabilidade. “Tenho plena consciência da confiança que a militância depositou em mim para dirigir o partido que representa os sonhos dos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou o novo líder do PT baiano, prometendo empenho no comando da sigla.

A eleição de Tassio Brito vem embalada pelo apoio do senador Jaques Wagner e do atual presidente do PT Bahia, Éden Valadares, fortalecendo a tese da renovação dentro do partido, vitoriosa desde 2019. “O que venceu foi a renovação. Foram reunidos quatro ex-presidentes do partido para tentar derrotar o candidato da renovação, mas a militância deu a maior votação da história ao PT para avançarmos”, afirmou Sara Prado, da Executiva Nacional do partido. Tassio também agradeceu o suporte das bancadas, correntes internas, movimentos sociais e militância de base, ressaltando seu compromisso com o diálogo e a integração orgânica do PT na Bahia.

Negro, jovem e forjado na luta social e estudantil, Tassio Brito é bastião da renovação e militância petista. Ex-dirigente da União Nacional dos Estudantes e com forte atuação junto ao MST, ele ascendeu pela direção da Juventude do PT até chegar ao comando estadual do partido. Coordenador da campanha vitoriosa de Jerônimo Rodrigues, Tassio simboliza a força da base aliada à experiência política, apontando para um PT baiano mais forte, unido e transformador nos próximos anos.